Metodologia
Paulo está diante de uma loja de peças de moto, sem qualquer organização. No estoque ninguém sabe como estão dispostas as mercadorias e nem a quantidade que teriam a disposição. Precisa organizar seu ambiente de trabalho e ajudar seu pai como dono da loja.
Para isso, ele precisa desenvolver um cronograma para as fases de sua pesquisa com tempo determinado. Deve pensar em como organizar seu estoque, como identificar as peças, determinar os materiais que vai precisar e se vai querer a ajuda de um funcionário com conhecimento específico das peças.
Escolha do Tema:
Controle do estoque de uma loja de peças para moto.
Levantamento de informações e estudos:
Pode buscar informações sobre o tema, em trabalhos finais de cursos, artigos e diversos tipos de materiais relacionados.
Formulação do problema:
O problema em questão é a falta de organização do estoque, que opera sem nenhuma logística. Ninguém sabe a quantidade de mercadoria que tem no estoque e nem como está dispostas nas prateleiras.
Como organizar e controlar o estoque de uma loja que vende peças de moto, com todas as especificações do produto e quantidades?
Definição dos objetivos:
O objetivo geral de Paulo é procurar uma solução para organizar e informatizar o estoque de uma loja de peças de moto.
Objetivos específicos: Paulo deve pesquisar e procurar inteirar-se dos tipos de controle de estoque que existem; identificar o que seria mais adequado para uma loja de peças de moto; organizar todo o estoque de peças; encontrar no mercado um software para automatizar o controle, uma vez que tem dois computadores a disposição para essa função.
Construção de hipóteses e indicação de variáveis:
Possibilidade de controlar o estoque de uma loja de peças de moto com um software simples e acessível.
Metodologia:
Primeiramente teria que pegar as poucas informações sobre o estoque, que se encontra em papéis e procurar inteirar-se do que se tem no estoque.
Fazer um levantamento