METODOLOGIA
O presente estudo foi elaborado a partir de uma revisão sistematizada da literatura
científica
relacionada
à
Eficácia
da
Terapia
Cognitivo
Comportamental no Transtorno de Pânico. Logo, é uma pesquisa de cunho bibliográfico, que segundo Gil (2008), desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.
Diante desta perspectiva, a primeira etapa desta pesquisa dedicou-se ao levantamento das produções científicas sobre Transtorno de Pânico e
Terapia Cognitivo Comportamental, nas bases de dados da SciELO e
Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia da União Latino-Americana de
Entidades de Psicologia do Brasil (BVS-Psi ULAPSI Brasil), levando em consideração que esta base é reconhecida na América Latina e no Brasil pela qualidade das informações científicas em Psicologia.
Na segunda etapa da metodologia, após utilizarmos os descritores
Transtorno de pânico, Terapia cognitivo comportamental e Tratamento, foram encontrados 357 publicações diversificadas entre textos completos, livros, obras e artigos nas respectivas bases distribuídas entre Pepsic, Scielo,
Lilacs e Portal de Evidência. Após esta seleção, foi feita uma nova seletiva, a saber: artigos publicados nos últimos 10 anos; artigos que tratam da terapia cognitivo comportamental em relação ao transtorno de pânico e artigos em português. Diante disso, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra final resultou em 9 (nove) artigos identificados segundo os critérios de aproximação com o tema proposto no presente estudo. Falta aquela observação dos dois livros também utilizados.
Quadro 1 Distribuição dos artigos e livros selecionados para o estudo sobre a terapia cognitivo comportamental em relação ao transtorno de pânico.
ANO DE
PUBLICAÇÃO
2003
2004
ARTIGO/ REFERÊNCIA
YANO, Yuristella, Meyer, Sonia B. and Tung, Teng
C. Modelos de tratamento para o transtorno do
pânico.