metodologia
Objetividade- ter noção do que se quer. Esse foco é retirado está relacionado aos itens sublinhados e destacados, são as palavras-chave que todo o artigo tem. Qualidade essencial do trabalho científico, quanto mais cientifico, mas qualidade deve estar na elaboração quanto no tipo de linguagem utilizado no trabalho, uso de frases curtas e simples com vocabulários adequado, sem gírias, sem vícios de linguagem, quando termos estrangeiros são utilizados coloca-se em itálico Ex: stress apenas quando forem indicados.
Impessoalidade - O Eu é proibido, bem como a primeira pessoa. Sempre deve ter a 2ª pessoa. Ou 3ªEx: pensa-se, avalia-se, pensamos, julgamos, Etc. Emprego do pronome (se)
Estilo - deve-se ter clareza e concisão, síntese. As ideias devem ter início, meio e fim. Não é recomendado largar um texto indo e voltando, volta a ideia inicial. Em escrita científica, jamais se deve afirmar que aquilo é verdade absoluta. As maneiras as formas identificadas (neste estudo indicam que os alunos que são organizados, obtêm maiores notas) - não se pode dizer, somente os alunos que são organizados, todos os alunos que são organizados tinham maiores notas, nenhum artigo científico traz como verdade absoluta os resultados dos seus achados. Ser mais sintético possível, evitar palavras em desuso Ex: homem hodierno, modificado para: homens da atualidade, homem pós moderno. Abreviações, nunca deve estar cientificamente, evitar apelidos, repetições próximas (os resultados indicam, sugerem que indicam) utilizar sinônimos e antônimos, evitar repetições frequentes. Notas de rodapé- indicação de textos paralelos para reforçar trechos ou referências de outras obras correlatas.
Modéstia e cortesia – escrever de forma educada, cortês. Evidencia o conhecimento dos próprios limites por parte do autor, deve andar com a cortesia sobretudo ao descordar do autor de uma ideia, opinião. Também deve constar nos agradecimentos (Pessoas que colaboraram com nosso trabalho).
Clareza e