metodologia
Cronometrados
Um dos métodos de cronometragem mais conhecidos foi criado por Taylor por volta do século XIX, sempre com o objetivo de aumentar os níveis de produtividade.
Frederick Taylo
Esta filosofia é baseada na utilização da ciência para realização das tarefas, além da seleção, instrução e treinamentos rigorosos dos trabalhadores (Taylor,1995).
Cronometragem de trabalho é uma das técnicas de observação direta do trabalho mais utilizada. (CONTADOR, 1998).
Algumas Finalidades de estudo de tempos
Segundo FRANCISCHINI (2007), o estudo de tempos e movimentos tem como objetivo desenvolver o método (técnica) mais adequado (relacionando custos, tempo de produção, qualificação de mão-de-obra, etc.) às necessidades da empresa. Então, através do mesmo, a avaliação da capacidade da empresa poderá ser feita para uma melhor programação de matéria-prima, jornada de trabalho e estoques de material, evitando ociosidade, desperdícios e erros, agregando qualidade ao produto final.
Já para (BARNES, 1977), o estudo de tempos é um processo por amostragem, portanto quanto maior o número de ciclos cronometrados maior será a representatividade dos resultados obtidos com esse estudo.
Equipamentos para o estudo de tempos
De acordo com o PLT (Administração da Produção e operações pag.84) Os métodos são escolhidos pelos dados disponíveis, objetivos da medição, ou até mesmo por convenção prévia da própria empresa na qual a medição será realizada.
E alguns dos equipamentos mais utilizados para que seja realizados estes estudos são: Cronometragem de hora centesimal, Filmadora, Folha de observações e Prancheta para observações.
Escolha de Layout
A escolha do layout é um processo muito importante na linha de produção, definimos pelo modelo Linear.
De acordo com o PLT (Administração da Produção e operações pag.138), no layout em linha, as máquinas ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a