metodologia
ATERRAMENTO
O que é? Aterramento é o conjunto de condutores, cabos, hastes e conectores interligados circundando toda uma área e que dissipe para a terra as corrente que seja imposta a este sistema. Em outras palavras significa o acoplamento permanente e parte metaliscas com um proposito de forma um caminho condutor de eletricidade à terra a segurar o perfeito funcionamento das estalações ligado a este sistema, de modo que se espera que o nivel de proteção esteja dentro do limite e tolerancia e qualidade aplicado aos sistema de proteção contra descarga atmosfericas ou a sustor de tensão nas redes de distribuição de enegia.
Resistividade do solo A terra posui um nivel de absorção de componentes minerais e organicos bastante elevado por este motivo a saida e entrada de cargas positivas(prótons) e negativas(eletrons) assim o fluxo de cargas passam de um gradiente ao outro neutralizando ou equilibrando um sistema eletro eletrônico e em alguns casos especiais a dissipação de correntes elevadas como as das descargas atmosféricas. Pelo fato de a terra ser compostas de vários tipos de solos e cada um com suas particularidades próprias alguns fatores resultam num grau de maior ou menor resistência a passagem de cargas, como a temperatura, umidade e acidez.
TRATAMENTOS DO SOLO
Todo solo apresenta um determinado tipo resistência por causa desse fenômeno é necessário um tratamento especifico. neste capitulo veremos os modelos mais empregados sua aplicação e os tipos de material utilizado .Todo sistema de aterramento depende da sua integração com o solo e da resistividade aparente. Se o sistema já está fisicamente definido e instalado, a única maneira de diminuir sua resistência elétrica é alterar as características do solo, usando um tratamento químico.
O tratamento químico é necessário quando:
• Existe o aterramento no solo, com uma resistência fora da desejada, e não se pretende alterá-lo por algum motivo,