Metodologia
Para Marconi e Lakatos (2007), metodologia de pesquisa nada mais é que a abrangência de itens que respondem as perguntas básicas da pesquisa, como?, com quê?, onde? E quanto.
Segundo Barros e Lehfeld (2007) a metodologia científica se baseia na ideia de avaliação e estudo dos diferentes métodos e técnicas de pesquisa disponíveis. Explora então, pontualmente, os métodos que conduzem a absorção de informações que visam responder as questões investigativas.
Pesquisa bibliográfica
Para Köche (2012), pesquisa bibliográfica tem a função de explicar um problema, porém se faz necessária a utilização do conhecimento extraído a partir de teorias já concebidas. Neste tipo de pesquisa, o investigador tende a confeccionar um levantamento de informações na área, pesquisando em teorias existentes, abstraindo o conhecimento indispensável para realizar suas contribuições.
A pesquisa bibliográfica é um procedimento considerado reflexivo do ponto de vista de Marconi e Lakatos (2007). Tem por objetivo constituir uma rede de informações que esclareçam um dúvida ou descubram uma verdade, é buscar respostar a fim de esclarecer uma questão, com base em métodos científicos.
Gil (2010) A pesquisa bilibliografica é fundamentada em produções já publicadas. As produções podem variar entre livros, artigos, revistas, jornais, teses, entre outros.
Pesquisa exploratória
O passo inicial para a elaboração de outra pesquisa melhor elaborada é a pesquisa exploratória. Este modelo de estudo auxilia na obtenção de hipóteses que fundamentem e possibilitem a inserção de uma nova pesquisa. Esta pesquisa não cria hipóteses e sim define os objetivos e fornece informação a partir da busca do conhecimento. A pesquisa exploratória caracteriza precisamente a situação e busca as relações entre os elementos em estudo. (Cervo e Bervian, 2002)
Para Vergara (1998), a investigação exploratória abrange áreas em que se necessite mais conhecimento sobre o assunto. Já Köche (2012) pontua