metodologia
Roberta Maria dos Santos
Steffany Gisleyne N. B. da Silva
Paulo Ricardo Mendes dos Santos
Roberta Maria dos Santos
Steffany Gisleyne N. B. da Silva
O CUMPRIMENTO DA PROPORCIONALIDADE DO INVESTIMENTO DO ICMS ANTECIPADO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO
Orientador: Eneri Albuquerque, Mestre
Projeto de Pesquisa da Disciplina de Metodologia Científica do Curso de Ciências Contábeis, Faculdade Nova Roma, orientado pela Professora Eneri Albuquerque, como pré-requisito para realização da disciplina.
Recife, 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO O sistema tributário brasileiro, de forma geral, é complexo, iniciando-se pela atribuição das competências na Constituição Federal do Brasil e regulamentado através de leis complementares, ordinárias e outros instrumentos normativos existentes na legislação nacional. O presente estudo aborda o tema referente ao ICMS- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de competência estadual, tendo em vista o cumprimento da proporção e aplicabilidade dos tributos recolhidos e distribuídos para a Educação. Dessa forma, a questão de pesquisa que se procura responder é: Qual a relação entre o cumprimento da proporcionalidade do investimento do ICMS ANTECIPADO, na área de Educação e a qualidade dos serviços prestados?
Portanto a hipótese é: Se houver maior arrecadação do ICMS antecipado, o índice de sonegação dos tributos será reduzido, e o investimento na área de educação será bem maior, com o melhoramento da qualidade dos serviços prestados nessa área. Nesse contexto o objetivo geral deste projeto é identificar os impactos do ICMS ANTECIPADO sobre a qualidade dos serviços prestados na área de Educação.
E os objetivos específicos são:
1. Identificar conceito, competência, função, fato gerador, alíquotas e base de cálculo do ICMS e outros aspectos relevantes sobre o assunto.
2. Analisar os aspectos positivos e negativos do