metodologia
O estudo da metodologia e a história estão intimamente ligados. A busca pelo conhecimento e o desenvolvimento de métodos para tal vem sendo elaborado e desenvolvido ao longo dos séculos. Desde Aristóteles, com a sua contribuição filosófica e a preocupação em desvendar os mistérios de como o universo e os seres eram constituídos, o saber-fazer; passando pelo período de Emmanuel Kant que via o empirismo e o racionalismo como um alicerce para o conhecimento, até o pós-moderno, onde Lyotard afirma que a estrutura do conhecimento está cada vez mais complexa, pois não só a ciência, mas também a filosofia deve ser levada em conta, para tanto, o estudo e as análises devem levar em consideração o conhecimento subjetivo juntamente com conhecimento objetivo. A pesquisa científica se tornou a ferramenta para a busca e construção do conhecimento, pesquisa essa que na Universidade é chamada de Metodologia. Toda pesquisa tem a intenção de elaborar conhecimentos, buscar solução para um determinado problema e com isso transformar a realidade. A resenha, o artigo, a monografia e o relatório são exemplos de textos científicos.
O desenvolvimento da pesquisa está dividido em quatro etapas:
- Projeto de pesquisa: planejamento, tema relevante (solução de um problema), proposição de hipótese, área a ser pesquisada.
- Coleta de dados: levantamento bibliográfico, artigos publicados, matérias de revistas, sites especializados, experimentos laboratoriais.
-Análise dos dados: selecionar dados relevantes, ou seja, previsto pelo objetivo e organizá-los.
-Elaboração da escrita: organizar ideias principais e secundárias e dispô-las de acordo com o grau de importância das mesmas. Utilizar citações e notas explicativas enriquece e dá suporte ao texto. Após a pesquisa e, ainda na fase da escrita, algumas características devem ser observadas para que o texto se torne atraente e compreensível. As ideias dispostas no texto