METODOLOGIA
Método é de origem grega, e significa o conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade.
O método confere segurança e é fator de econômia na pesquisa ; no estudo, na aprendizagem. O método é um extraordinário instrumento de trabalho que ajuda , mas não substitui por si o talento do pesquisador.
Método é um conjunto de normas padrão, que devem ser satisfeitas, para que tenhamos um resultado de pesquisa adequada.
MÉTODO E TÉCNICA
Em sentido amplo, pode-se dizer que todas as atividades, podem se executadas de forma mais segura, econômica e mais perfeita.
Reserva-se a palavra método para significar o traçado das etapas fundamentais da pesquisa, enquanto a palavra técnica significa diversos procedimentos ou utilização de diversos recursos peculiares a cada objeto de pesquisa, dentro das diversas etapas do método. ESPÉCIE DE MÉTODO
O método geral, dividi-se em duas espécies caracterizadas pela direção ascendente ou descendente do pensamento, sendo a direção descendente denominada de dedução e a ascendente denominada indução.
MÉTODO RACIONAL
O pensamento é dedutivo quando, à partir de enunciados mais geral dispostos como premissas (conclusão) de um raciocínio, chega a uma conclusão particular ou menos geral, como por exemplo:
-Todo homem é mortal (conclusão geral)
-Pedro é homem
-Pedro é mortal (conclusão particular)
MÉTODO INDUTIVO
A indução (raciocínio que leva a uma conclusão genérica) ou seja, comum, é um processo de raciocínio inverso ao processo dedutivo , porque caminha do registro de fatos singulares ou menos gerais, para chegar à conclusão desdobrada ou ampliada.
A partir da observação de alguns fatos, a mente humana tende a tirar conclusões gerais.
MÉTODO DEDUTIVO
É um conhecimento que se obtém de forma inevitável e sem contraposição.
De modo geral, toda a atividade intelectual procede pelo método indutivo e dedutivo.O
método