metodologia
1.1 Conhecimento individual
Um bom começo é incrementar, à medida do possível, ou começar a formar sua biblioteca com revistas especializadas, dicionários de língua portuguesa, filosofia, sociologia e as obras clássicas de sua área de conhecimento. Além disso, é indispensável que se explore as bibliotecas públicas e principalmente a da instituição que você estuda.
A participação em encontros, cursos, palestras e seminários contribuem muito para o seu crescimento intelectual e, além disso, o contato com os professores das diferentes disciplinas também é importante, pedindo-lhes sugestões para leitura complementar.
1.2 REDAÇÃO E EDITORAÇÃO
Para a realização de trabalhos acadêmicos, normas devem ser seguidas. Esta normalização tem como base as Normas de Documentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Muitos são os manuais de normas que tornam mais acessível a linguagem dessas normas à comunidade, como é o caso das Normas para Apresentação de Documentos Científicos da Universidade Federal do Paraná, que se encontra disponível em muitas bibliotecas. A consulta dessas normas é indispensável, mas para uma iniciação imediata à postura acadêmica, seguem algumas dicas que se baseiam na ABNT.
1.2.1 Margens O trabalho acadêmico deverá ser impresso sempre em folha “A4”, que tem as dimensões 21,0 x 29,7 cm, em apenas um lado da folha, na cor preta, respeitando as seguintes medidas para as margens:
a) Superior 3 cm
b) Inferior 2 cm
c) Esquerda 3 cm
d) Direita 2 cm
1.2.2 Entrelinhas
a) 1,5 para o texto e citações de até 3 linhas.
b) Simples para citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, tabelas, quadros, ilustrações e a nota da folha de rosto.
1.2.3 Tipo e tamanho de letra
a) Fonte Times New Roman tamanho 12 ou Arial tamanho 12 para os títulos, parágrafos e citações de até 3 linhas.
b) Fonte Times New Roman tamanho 10 ou Arial tamanho 10 para citações com mais de 3