Metodologia
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
PREPARANDO-SE PARA O PROJETO TECNOLÓGICO EM GESTÃO
Este roteiro tem como objetivo facilitar para professores e alunos o processo de criação, organização, elaboração e produção do Projeto
Tecnológico, que nos CST da nossa Universidade vêm a ser o tipo de trabalho de conclusão de curso desta modalidade de graduação.
Em outras modalidades e níveis de cursos (pós-graduação, mestrados, doutorados, etc.), os trabalhos de conclusão de curso – TCC - variam desde monografias, teses, dissertações e até mesmo artigos científicos e relatórios de estágios, conforme as exigências curriculares e metodológicas de cada um.
Importante ressaltar que todos os modelos têm suas bases no método científico. Por que Projetos Tecnológicos nos CST?
Para compreendermos melhor por que esta opção pelos Projetos
Tecnológicos, lembramos alguns conceitos que embasam os CST.
Tanto a ciência como a tecnologia partem do mesmo tipo de pensamento racional baseado na observação empírica, ou seja, da realidade que nos circunda, e no conhecimento das causas naturais (comprováveis que se podem demonstrar objetivamente, na prática).
Entretanto a tecnologia, que é à base de nossos cursos, não busca a verdade absoluta, a explicação final sobre fatos, mas, sim, a sua utilidade prática na solução de problemas do cotidiano do trabalho: enquanto a ciência busca o saber, modelos acadêmicos de pensamento e investigação, paradigmas e referências universais, a tecnologia busca o controle de fenômenos e processos para viabilizar soluções no trabalho prático de empresas e organizações de acordo com a realidade específica de cada contexto em que elas se inserem.
É por isso que o saber e o fazer de um tecnólogo são orientados por procedimentos (métodos) científicos. A tecnologia se volta mais para a praticidade, escolhendo dentre os procedimentos científicos aqueles que possam resultar em alguma utilidade,