metodologia
Para o desenvolvimento deste projeto interdisciplinar que será efetuado abordando a disciplina Instrumentalização Científica, que fornecerá subsídios para efetuar a formatação dentro das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A disciplina Comunicação e Expressão que proverá a instrução na organização da escrita deste projeto e também as disciplinas específicas como Bioquímica e a Biofísica do curso de Ciências Biológicas, que deram base para investigarmos e conhecermos sobre o tema abordado neste projeto.
Este projeto interdisciplinar pretende abordar uma verificação sobre o tema pH em alimentos, assim, se aprofundará na investigação sobre o objeto de pesquisa que será frutas , verduras, hortaliças e leguminosas.
Nosso método é desenvolvido por meio de material já elaborado, constituindo de artigos científicos e livros e também será feita o método de pesquisa laboratorial.
A pesquisa bibliográfica é baseada na consulta de todas as fontes secundárias relativas ao tema que foi escolhido para realização do trabalho. Abrange todas as bibliografias encontradas em domínio público como: livros, revistas, monografias, teses, artigos de internet, etc. (TANÚS [et.al], 2014).
Nesta direção, os recursos utilizados serão buscas na internet para a coleta de dados.
A viabilidade deste projeto não requer gastos, nem tampouco viagens investigatórias, já que os artigos se encontram disponíveis nos sites, bastando selecioná-los e fazer uma leitura profunda para verificar se atendem a expectativa dos objetivos propostos.
O pH é o símbolo dado à grandeza química e física chamado potencial hidrogeniônico o qual tem a função de indicar a quantidade ácida, a alcalinidade (conhecida também como base) e a neutralidade das substancias em um meio aquoso. Indo de 0 a 14, sendo considerado ácido de 0 a 6 e básico de 8 a 14, onde 7 é considerado neutro. Existem uma grande importância dos pHs nos alimentos, pois para haver uma boa digestão alimentícia e um