metodologia
A importância da decomposição do método era defender a importância da discussão metodológica em Geografia de forma clara e direta.
A distinção entre método de interpretação e método de pesquisa foi abordada por dois geógrafos: Robert de Moraes e Wanderley Costa.
O intuito dessa distinção era combater a idéia dominante de neutralidade científica no processo de investigação geográfico como pregavam os cientistas positivistas. Também tinha o propósito de descaracterizar a isenção dos propósitos políticos ideológicos e filosóficos do pesquisador. Esses geógrafos insistindo em combater essa falta de neutralidade científica, publicaram o livro: " Geografia Crítica a valorização do espaço." onde defendem a importância da discussão sobre o método.
2. A chamada Geografia Clássica foi orientada pelo método de interpretação positivista clássico, indutivo e empirista. A Geografia
Lógico Formal, pelo método de interpretação Neopositivista, dedutivo e racionalista. Apresente as principais características metodológicas de ambos paradigmas geográficos.
A Geografia Clássica foi uma corrente de estudos geográficos institucionalizados que tinha como objeto de estudo a relação do homem com o meio, orientados pelas filosofias positivista, evolucionista e historicista. Valorizando a experimentação, a indução e a realização de trabalho de campo. Essa corrente buscava explicar a distribuição e organização dos homens a partir da sua relação com o meio, principalmente, das formas geográficas, como a montanha, a planície, o mar e etc.
A Geografia Lógico Formal foi um movimento que nasceu da insatisfação de algun geógrafos progressistas em relação a uma Geografia tradicional. Se caracterizou por promover uma revolução no pensamento geográfico na tentativa de transformar a geografia numa verdadeira Ciência. Essas transformações abrangeram três aspectos básicos: