Metodologia
Todo investimento, seja ele qual for, gera um determinado custo para as empresas. Isto também se aplica ao recrutamento de colaboradores. Para que este custo seja o mais econômico e benéfico possível, há uma necessidade de estudo e investidas corretas desde o princípio.
Segundo Idalberto Chiavenato, entende-se por recrutamento todos os esforços da empresa em trazer para si novos colaboradores. O recrutamento é uma ação externa da empresa em influenciar o mercado de recursos humanos e dele obterem os candidatos de que necessita para suprir as suas lacunas. Assim, trata-se de uma ação convidativa e aliciadora no sentido de atrair as pessoas e estimulá-las a ingressar na organização.
Ou seja, recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego.
TEMA: O PROCESSO DE RECRUTAMENTO EXTERNO
Recrutamento e Seleção são processos que andam bem próximos um do outro. Geralmente, antes que um colaborador comece a fazer parte de uma organização empresarial, ele passa pelo recrutamento.
Naturalmente, o recrutamento é uma ação de relações públicas externas e, como tal, não deve ser interrompido, mesmo nos momentos em que a empresa nada tenha em termos de vagas ou oportunidades de trabalho. Deste modo o recrutamento é uma atividade constante e ininterrupta, através da qual a empresa sempre tem as suas portas abertas ao público interessado.
Esta fase contida na administração de recursos humanos pode ser classificada em:
• Interno (quando ocorre