Metodologia
Citações diretas é a transcrição literal de textos de outros autores, reproduzida exatamente como consta do original. Também são chamadas de citações literais ou citações textuais.
EXEMPLOS:
Escreveu Patto (1999, p. 38) que "fontes históricas disponíveis não autorizam a conclusão de que [...] a escola tenha sido uma instituição necessária à qualificação das classes populares para o trabalho".
“As leis gerais são aquelas da economia do mercado e não as da economia política”. (SEVERINO, 2000, p. 61).
Citações diretas, no texto, com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.
CITAÇÕES INDIRETAS:
Reprodução de ideias e informações sem transcrever as palavras do autor citado. Assim, não é necessário nenhum tipo de destaque ou aspas.
EXEMPLO:
Outros estudos, citados pela mesma revisão (HARA et al., 1983; KAWATE et al., 1979; RAVUSSIN et al., 1994) encontraram que grupos de...
Termogêneses, segundo Salbe e Ravussin (2000) se define como um aumento do...
CITAÇÃO DE CITAÇÃO
Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.
EXEMPLO:
Olson (1977, p. 23) citado por Smith (1991, p. 86), afirma que nossa capacidade para produzir...
REFERÊNCIAS
As Referências são o conjunto de informações que permitem identificar as publicações citadas no trabalho. Elas devem ser relacionadas em lista própria após o texto da pesquisa, e devem incluir todas as fontes efetivamente utilizadas para a elaboração do trabalho
LIVROS
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.
MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física infantil: inter-relações movimento, leitura e escrita. São Paulo: Phorte, 2002.
SITE
PEDRINELLI, Verena Junghähnel. A atividade física adaptada no continente sul-americano. Disponível em: . Acesso em: 17 maio 2005.
CAPÍTULOS DE LIVROS
ARCHER, E. R. O mito da motivação. In: