Metodologia
Incluir pessoas com necessidades educativas significa muito mais do que só as inserir no contexto social, isto requer ações que envolvam toda a comunidade acadêmica na luta do direito à cidadania.
A escola ser inclusiva não requer apenas que ela abra suas portas às crianças com necessidades educativas. Não basta incluir para diminuir os diferenciais.
Acredita-se que o professor necessita de preparo para lidar com as diferenças e com a diversidade de todos os alunos, entretanto, na maioria das escolas, encontram-se praticamente destituídas. Com essa tese acredita-se que os professores, na sua maioria, não estão sendo preparados para receber alunos com necessidades educativas, sendo levados a sentir-se inseguros em sua profissão. A amostra da pesquisa foi desenvolvida por treze professores que atuavam nas escolas escolhidas. À experiência profissional nas áreas de deficiência mental, visual, auditiva e física, constatou-se que os professores só a possuíam na área em que atuavam. A seleção dos participantes foi feita devido o fato de terem em sua sala de aula alunos com necessidades. Foram-lhes entregue a fixa e o questionário de pesquisa.
1- Sim: “alterações quanto ao espaço físico”.
2- Não: “não recebi preparo nenhum”, “espaço físico nenhum”.
Ou seja, 53,8% das respostas validas pelos participantes