metodologia
4.1 TIPO DE PESQUISA
Esta pesquisa foi do tipo descritivo, explicativo, de campo com abordagem quantitativa, visto que se utilizará instrumento de medidas válido e terá como fonte de informação formulário padrão individual.
4.2 LOCAL E PERÍODO DA PESQUISA
A pesquisa foi realizada no Complexo de Saúde publica, no município de Imperatriz/ MA. A coleta de dados foi realizada durante os dias 06/06/2012 a 30/06/2012.(o dia que começou a pesquisa e o dia que acabou).
4.3 POPULAÇÃO E AMOSTRA
A população para a pesquisa foi composta pelos profissionais de saúde (enfermeiro, técnicos de enfermagem) no Complexo de saúde publica, no município de Goianésia do Pará totalizando 07 profissionais, sendo, 2 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem.
4.4 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO
Foram incluídas na pesquisa todos os Profissionais de Enfermagem que estão trabalhando no complexo a mais de 3 meses, e que aceitaram participar da pesquisa com a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Foram excluídos todos os enfermeiros que não tiveram dentro dos critérios de inclusão.
4.5 INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
Os dados foram coletados no Complexo de saúde publica, através de um formulário padrão individual composto de 10 perguntas objetivas e subjetivas, relacionadas com os objetivos da pesquisa.
4.6 PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS
Os dados foram coletados durante o mês de junho de 2012, mediante a aplicação dos instrumentos de coleta de dados.
Antes de serem entrevistados, os participantes serão esclarecidos quanto à finalidade e objetivo da pesquisa. Caso concordem em participar da pesquisa, deverão assinar o T. C. L. E., deixando clara a sua participação voluntaria e autorizando a coleta dos dados. O T. C. L. E. É composto de duas vias, na qual uma é entregue ao participante e outra fica com o pesquisador, conforme Aspectos Éticos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.
Apos