Metodologia
1.Projeto científico: onde se insere no processo de investigação?(pp.31-33) “A fase exploratória de uma pesquisa é, sem dúvida, um de seus momentos mais importantes.Pode, até mesmo ser considerada uma pesquisa exploratória (Minayo, 1992)”.(pp.31-32)
“Formalmente, a fase exploratória termina quando o pesquisador definiu seu objetivo da pesquisa, construiu o marco teórico conceitual a ser empregado, definiu os instrumentos de coleta de dados, escolheu o espaço e o grupo de pesquisa, definiu a amostragem e estabeleceu estratégias para estrada no campo”.()
2. A construção do projeto(pp.34)
2.1. Introdução
“A dimensão técnica trata das regras reconhecidas como científicas para a construção de um projeto, isto é, como definir um projeto, como abordá-lo e como escolher os instrumentos mais adequados para a investigação”.
“A dimensão ideológica se relaciona às escolhas do pesquisador. Quando definimos o que pesquisar, a partir de que base teórica e como pesquisar, estamos fazendo escolhas que são, mesmo em última instância, ideológicas”.
“A dimensão científica de um projeto de pesquisa articula estas duas dimensões anteriores”.
2.2. O que é um projeto de pesquisa? (pp.35-47) “ Fazemos um projeto de pesquisa para mapear um caminho a ser seguido durante a investigação. Buscamos, assim, evitar muitos imprevistos no decorrer da pesquisa que poderiam até mesmo inviabilizar sua realização”.
A. Definição do tema e escolha do problema ou Definição do objeto
“O tema de uma pesquisa indica uma área de interesse a ser investigada. Trata-se de uma delimitação ainda bastante ampla. Por exemplo, quando alguém diz que deseja estudar a questão da ‘violência conjugal’ ou a ‘prostituição masculina’, está se referindo ao assunto de seu interesse”.
B. Definição teórica e conceitual