Metodologia
Arq & Urb
O ATO DE ESTUDAR
Estudar é um ato muito difícil, exige disciplina intelectual e exige de quem o faz, uma postura critica sistemática. Hoje os educandos estão sendo submetidos a procedimentos que não o estimulam, e só estão focados em espírito investigador, os educadores estão deixando a indispensável criticidade de lado, não estão mais preocupados em pedir ao educando a compreensão do texto, tanto os educandos quanto os educadores estão focados na memorização do mesmo, tornando assim o ato de estudar e a leitura um procedimento mecânico.
Diante de uma visão critica, as coisas acontecem de maneira diferente, o que estuda se sente desafiado pelo texto e seu objetivo e a compreensão total do mesmo.
Estudar não é simplesmente se magnetizar pelas palavras do autor, procurando apenas memorizar as afirmações do mesmo. Estudar seriamente um texto é estudar o estudo de quem, estudando, o escreveu. É perceber o condicionamento histórico-sociológico do conhecimento. É buscar as relações entre o conteúdo em estudo e outras dimensões do conhecimento. Estudar é uma forma de uma forma de reinventar, de recriar, de reescrever – tarefa de sujeito e não de objeto. Desta maneira, não é possível a quem estuda, numa tal perspectiva, alienar-se ao texto, renunciando assim à sua atitude crítica em face dele. Um texto será mais bem estudado quando na medida em que ele tenha uma visão global, o leitor se volte para ele, resumindo, um estudo serio de um livro ou de qualquer outro artigo, não implica somente uma penetração critica em seu conteúdo, e sim a sensibilidade aguda, a busca incansável por informações.
Estudar não está relacionado somente a relação leitor-livro e livro-leitor, os livros refletem o enfretamento dos seus autores com o mundo, e mesmo quando fogem da realidade, eles estão expressando sua maneira diferente de enfrentar o mundo, estudar é também o ato de pensar, e ser curioso, pois