Metodologia e Prática do Ensino
Estudar requer criticidade e curiosidade, requer a prática de leitura, a capacidade de aprofundamento no conteúdo do texto. Então, deve-se compreender que não se dever fazer a memorização do texto e sim o entendimento dele. Portanto, deve-se, acima de tudo, ter a visão crítica.
O leitor deve “entrar” no texto e fazer parte dele para conseguir sugar sua mensagem. Fazendo isso estará respeitando o autor e, acima de tudo, a si mesmo. Com isso, conseguirá abrir os horizontes e ter uma imagem ampla do proposto.
Ao se ler um texto ou livro, deve-se conseguir separar os núcleos centrais do material lido, ou seja, o objetivo, o leitor deve ter uma visão geral do livro, começando por quem escreveu, por que escreveu, quando escreveu e para quem escreveu, quando fizer esta associação, terá como associar o conteúdo à realidade.
O ato de estudar não somente exige uma criticidade e curiosidade como, também, a capacidade de relacionar o que está sendo estudado com a prática, é manter-se sempre atento, mesmo em conversas com outros, com seu cotidiano, com suas relações, devendo ficar sempre em postura de curiosidade e questionamento para conseguir associar aquilo que estudou ao que está acontecendo. E, ainda, deve estar a par da bibliografia do texto e assumir uma postura de conversar com o autor do texto e perceber a condição histórico-sociológica e a ideologia dele, mesmo não sendo a mesma que a do leitor.
O leitor deve ser crítico, curioso, ter a capacidade de transferir o estudado ao seu cotidiano, mas além de tudo isto, deve ser humilde para que, ao se deparar com um texto que não entenda, tenha esta humildade de procurar entender e assumir que precisa de mais exercício de leitura e