METODOLOGIA E PROPOSTAS DIDÁTICAS _ TEMA: ASTROLOGIA
Através da pesquisa realizada sobre as alternativas metodológicas e propostas didáticas sobre o ensino de astronomia, pude conhecer várias propostas de como ensinar este tema e também compreendi que "a astronomia apesar de ser a mais antiga das ciências não possui uma metodologia de ensino propriamente dita, pois sempre foi abordada em esferas mais adiantadas do que o primeiro e segundo graus" (II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p.03).
Sabemos que antes de iniciar os estudos de astronomia em sala, as crianças já possuem seus próprios conceitos. São informações que elas colhem através da mídia, em casa (parentes e amigos discutem assuntos gerais e criam no estudante certa curiosidade sobre esse ou aquele tema relacionado à astronomia) e outros meios. Mas muitas vezes as crianças interpretam as informações que recebem de modo errado, criando assim muitas dúvidas e questionamentos. Esses questionamentos servem como ponto de partida para iniciar os estudos. Como diz a professora Júlia Coutinho: "[...] algumas dúvidas são certas. A maioria cria suposições semelhantes sobre um mesmo fenômeno porque detém os mesmos conhecimentos sobre a Lua. Basear-me nessas perguntas foi essencial para o envolvimento de todos."
Ao apresentarmos as crianças o tema astronomia, não devemos discutir o universo como um todo, mas apenas uma pequena fração dele, ou seja, o sistema solar, iniciando pelo planeta em que vivemos, a Terra, daí expandindo para os demais planetas e componentes do sistema solar. O objetivo do estudo deste tema é fazer com que o aluno conheça o sistema solar, saiba nomear os planetas que fazem parte do sistema solar, definir quais são os planetas, caracterizar o planeta Terra e seus movimentos. As propostas didáticas mais usadas pelos professores é a experiência em sala de aula, com o uso de maquetes e objetos simples como globo terrestre, lanterna, bola de futebol, bola de isopor, etc. O