METODOLOGIA A CERTA P S
Esse projeto será desenvolvido em uma Escola, situado no município de Garanhuns e abrangerá todo o corpo docente, a equipe pedagógica e pais, sob a orientação do autores desse projeto.
Inicialmente será realizado um levantamento em grupo, com pais e os professores e a partir da fala deles, identificaremos as dificuldades encontradas após o diagnóstico da diabetes infantil.
Serão atendidos, professores, pais e crianças que participarão de 03 (três) encontros de reflexão e formação, com carga horária de 04 (quatro) horas diárias, perfazendo um total de 16 (dezesseis horas) horas.
As atividades planejadas para promoção de saúde para os professores (as), pais e crianças apresentam a seguinte composição: 1ª etapa: Realizaremos rodas de conversas, onde os pais e professores atuarão como facilitadores, contribuindo e interagido através da escuta sensível do outro. 2ª etapa: Serão ministradas palestras para os pais e professores enriquecerem seus conhecimentos e tirarem dúvidas sobre a Diabetes, para isso contaremos com uma equipe multidisciplinar. 3ª etapa: Por fim realizaremos atividades lúdicas para todos os envolvidos afim de socializar e promover um outro olhar sobre a importância da alimentação saudável para todos.
Os envolvidos no trabalho deverão, após a implementação desse projeto, desenvolver ações que busquem o envolvimento da comunidade escolar nas atividades educacionais relacionadas ao tema Diabetes Infantil. Esta será uma das formas de garantir ações que levem a equipe pedagógica, pais, professores e educandos a procurar combater, de uma forma sistemática, os atos e atitudes relacionadas a um assunto tão relevante como este.
Para direcionar a aplicação do projeto na escola, utilizaremos de recursos didático-pedagógicos como: Palestra sobre o tema, leituras, análise e reflexões sobre textos. Logo em seguida daremos início à produção do artigo científico que é o trabalho final de participação do neste projeto.