Metodologia Topdown
Será abordado o resumo da metodologia Top-down e as suas principais fases, usado para ter uma visão geral de um projeto e implementar as devidas requisições feitas pelo cliente.
A Metodologia Top-Down é totalmente iterativa, visando principalmente que se obtenha uma visão global de todos os requisitos do cliente. O modelo Lógico e o projeto físico podem se alterar à medida que se obtém mais informações dos negócios do cliente. A metodologia tem como objetivo satisfazer os requisitos do cliente tais como capacidade, desempenho, funcionalidade, disponibilidade, escalabilidade, preço, segurança, confiabilidade e gerenciabilidade.
A metodologia Top-Down tem seu foco nos aplicativos, nas metas técnicas e na finalidade dos negócios do cliente. Quando fazemos uso da metodologia Top-Down, estamos nos aprofundando em todos os detalhes, requisitos e especificações técnicas do cliente. Com todas estas informações, conseguiremos chegar até as metas do negócio do cliente, suas expectativas, objetivos e levantar os aplicativos que o cliente já faz uso e assim fazer uma análise do transporte dos dados. A metodologia Top-Down se divide em quatro partes que são Análise das necessidades e metas do cliente, projeto da rede lógica, projeto da rede física e a documentação de todo o processo.
Quando fazemos uso dessa metodologia, torna-se possível planejar e levantar o maior numero de detalhes que nos ajudarão na execução do projeto. Também objetiva–se o levantamento das metas globais do cliente e sua adequação ao projeto proposto a medida que se for obtendo mais informações sobre as necessidades especificas do cliente. A metodologia Top-Down define um conjunto de fases para a criação de um projeto de rede e também fornece informações sobre a forma com que cada etapa devera ser realizada. Através de ferramentas de pesquisa e analise identifica-se o negocio do cliente. Todas as informações importantes que serão levantadas no cliente nos