Metodologia tcc
3.1 – Método Científico O método escolhido para abordagem no trabalho foi o método dedutivo, pois este trabalho trouxe em seu início os aspectos amplos da historia da informática e da ergonomia e seus avanços e as características do sistema osteomuscular, e por fim delimitando-se as principais doenças ergonômicas que os operadores de computador estão sujeitos.
3.2 – A base da pesquisa A base de pesquisa deste trabalho é qualitativa, visto que apresenta uma comparação de valores de incidência destas doenças ergonômicas e o índice de aumento das mesmas em um período de dez anos.
3.3 – Quanto aos objetivos Quanto aos objetivos utilizamos neste trabalho o método de pesquisa exploratória, já que tem o objetivo de familiarizar os leitores ao problema apresentado e estimulá-los a compreendê-lo apresentando dados estatísticos e entrevistas realizadas com pessoas que compreendem a fundo o problema.
3.4 – Procedimentos técnicos Os procedimentos técnicos utilizados para a realização deste trabalho foram pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a realização da pesquisa bibliográfica foi necessário utilizar livros de higiene ocupacional de ergonomia, sites específicos sobre o tema e publicações de artigos científicos. A pesquisa de campo deve-se ao fato da necessidade do deslocamento a alguns consultórios médicos para a aplicação de questionários.
3.5 – Instrumentos de coleta e exposição de dados Os instrumentos de coleta e exposição de dados utilizados neste trabalho foram questionários e gráficos. Foi utilizado o questionário de resposta aberta visando ter a opinião individual de cada participante. Optou-se pela utilização de gráfico de coluna para a realização de comparações entre a as doenças e o seu aumento em um determinado prazo.