Metodologia Resenha 1
O artigo foi escrito em torno da teoria do autor, Marcelo Gleiser, de que a ciência fornece informações, possibilitando as pessoas de tomarem decisões, sem se basearem no medo para tomá-las, mas sim, na consciência de cada indivíduo.
O autor, brasileiro e professor de física teórica de uma universidade americana e autor do livro ¨Criação Imperfeita¨, acredita, que o mundo não é perfeito e, que é essa imperfeição, que devemos valorizar, pois no mundo em que vivemos é realmente complicado sobreviver, mas sobrevivemos, e é isso, que devemos admirar.
O texto é iniciado com a apresentação da contradição vivida no século XXI. Muitos acreditam, que essa é a “era da ciência”, porém, ao mesmo tempo, afirmam, que profecias antigas serão concretizadas.
Em seguida, aponta um crescente descontentamento das pessoas em relação à ciência, pois ao mesmo tempo, que ela está em constante desenvolvimento, a vida de todos, que a utilizam, não necessariamente se desenvolvem na mesma velocidade.
Para defender seu ponto de vista, o autor começa a explicar o quê é a ciência e qual é o papel de cada indivíduo nela e no seu desenvolvimento.
No paragrafo seguinte, é explicado quais são as funções da ciência e como ela provê um conhecimento diferenciado para cada indivíduo e, consequentemente, desenvolvendo uma liberdade na tomada de decisões.
O autor também defende a ciência e orienta como utilizá-la, pois o uso dela é responsabilidade de todos.
O artigo é finalizado com uma comparação entre a vida dos seres humanos com e sem a ciência, defendendo assim a existência da mesma e mais uma vez, apresentando o poder de escolha de cada pessoa, pois o destino do planeta é definido pelas ações dos seres humanos e não da ciência.
O texto foi escrito de uma maneira clara e direta, de fácil entendimento para diversos tipos de leitores. O autor trabalha suas ideias de forma organizada, sem perder a linha de raciocínio ou o debate, com o qual o