metodologia praxis
O processo para Aplicativos Extensíveis Interativos e um processo que visa integrar um conjunto de métodos e padrões cobrindo todos os principais aspectos para a Engenharia de Software. Ele se aplica especialmente ao desenvolvimento de aplicativos gráficos interativos baseados na tecnologia orientada por objetos e foi desenhado para suportar projetos de seis a um ano de duração em um contexto educacional ou de treinamentos.
Características Básicas
As principais características do Praxis são:
E interativo e incremental;
Utiliza a UML como notação em todos os passos em que for aplicável;
Cobre tanto aspectos técnicos quanto gerenciais;
Possui material que inclui gabaritos (templates) de documentos e roteiros de revisão,que facilitam a elaboração dos documentos requeridos e a revisão dos mesmos ,respectivamente;
Possui padrões incluídos que procuram ser conformes com os correspondentes do IEEE;
Possui praticas gerenciais inspiradas nas praticas chaves do SW-CMM;
Pode ser complementado e personalizado para passar a pratica de uma organização produtora de software.
Fluxos e fases As fases e os fluxos do Praxis são inspirados nos elementos correspondentes do Processo Unificado,tendo em vista compatibilizar a nomenclatura com um processo que possui grande aceitação na industria de software. Mas as definições das fases e fluxos são mais especificas em relação as opções de desenho de processo adotadas no Praxis.
Fase Definição
Concepção Fase na qual necessidades dos usuários e conceitos da aplicação são analisados o suficiente para justificar a especificação de um produto de software, em resultado em uma proposta de especificação.
Elaboração Fase na qual a especificação do produto e detalhada o suficiente para modelar conceitualmente o domínio do problema,validar os requisitos em termos deste modelo conceitual e permitir um planejamento acurado da fase de construção.
Construção Fase na qual é desenvolvida