Metodologia plano de marketing
Análise de Porter
Podemos considerar a análise de Porter uma das principais etapas dentro da elaboração de um Plano de Marketing. É nesse momento que se avalia o nível de competição no mercado, fazendo assim, ser mais fácil ou difícil a inserção de um novo concorrente. O método para essa análise baseia-se no estudo das cinco principais forças, consideradas pelo seu criador, Michael Poter. Dependendo da intensidade de cada uma delas, concluímos o grau de competição do mercado, auxiliando o empreendedor na hora de decidir o melhor caminho para o seu negócio.
Barreiras a entrada de novos concorrentes
Aqui estudamos quais são as vantagens que os negócios já estabelecidos no mercado podem ter em relação aos entrantes. As mesmas podem ser pequenas, o que poderia incentivar o ingresso ou grandes, podendo até inviabilizar a entrada. Para melhor analisar essas barreiras, elas são divididas em cinco principais pontos:
• Economias de Escala
Representa a redução do custo unitário de um produto que pode haver uma vez que se aumenta a escala de produção ou volume de compra. Esse tópico é importante porque ajuda o entrante a decidir qual o tamanho ideal de seu negócio, aquele que reduzirá ao máximo os custos fixos.
O melhor jeito de se definir qual é o tamanho ideal do empreendimento é analisando a concorrência. Se nesse determinado mercado houver ganhos substanciais devido à produção ou compra em larga escala, aquele que optar por um tamanha menor, sofrerá constantes pressões sobre o preço e consequentemente, lucro.
• Diferenciação do Produto
Aqui se analisa a fidelização dos consumidores com determinada marca, produto ou serviço. Esse estudo é imprescindível porque possibilita ao entrante uma melhor percepção do mercado e consequentemente, uma melhor idéia de quanto esforço será necessário para romper com essa possível lealdade já existente com os concorrentes.
Essas informações são obtidas através de uma pesquisa de