Metodologia Pesquisa Cientifica
GISLAINE ALVES AZEVEDO
ERICO DE PAULA BARBOZA
BRUNO GERMANO
INTRODUÇÃO: MINERAÇÃO NO BRASIL E ASPECTOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS
LAURO DE FREITAS
2013
INTRODUÇÃO
Este TCC tem como proposta abordar o tema mineração1, que é um dos setores básicos da economia do país, contribuinte de forma decisiva na melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais equalizada, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.
Desde a década de 80, as empresas mineradoras que geram impacto sobre o meio ambiente no Brasil, são obrigadas, por lei, a criar programas de recomposição das áreas florestais afetadas.
Os problemas ambientais possuem várias interfaces e exigem soluções integradas, para corrigir, reparar e reformular a relação do homem com o meio ambiente, contando com as contribuições de diversos departamentos.
Por um lado, a gestão ambiental dá prioridade à aplicação imediata do conhecimento prático disponível em uma ou mais disciplinas; enquanto a pesquisa cientifica e tecnológica, em vários de seus campos, realinha-se nesta direção em busca do aprimoramento do conhecimento e dos resultados de sua aplicação2.
Segundo Isaac Kopezinski (2000): a caracterização das alterações e impactos ambientais negativos deve levar em conta a identificação, o alcance, a propagação, a magnitude, a temporalidade e as propriedades cumulativas e auxílio de seus processos. Na questão ambiental, é imprescindível que essa caracterização decorra da confrontação do conhecimento do meio físico com o conhecimento das características operacionais e tecnológicas da correspondente atividade modificadora do meio ambiente.
O estímulo para lidar com este tema eclodiu do desejo de demonstrar as alterações causadas pelo impacto da atividade