Metodologia para quem quer aprender
Pedro Demo é catarinense, filho de pais agricultores. Estudou em seminário franciscano, onde fez filosofia e parte da teologia. Na Alemanha fez doutorado em sociologia (1971), cuja tese recebeu nota máxima e foi publicada em 1973 (Anton Hains Verlag, Meisenheim). Voltando ao Brasil, foi assessor dos bispos até 1975, quando ingressou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), onde permaneceu até 1994 e se aposentou. Assumiu, então, tempo integral na Universidade de Brasília (UnB), o Departamento de Sociologia. Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) (1999-2000). Em 2003 retornou ao Departamento de Sociologia, onde se aposentou em maio de 2008. Em dezembro de 2009 foi nomeado Professor Emérito da UnB. Até o momento publicou 92 livros, nas áreas de política social (educação) e metodologia científica. Desde fins de 1980 dedica-se ao desafio de formação permanente de professores.
Pedro Demo, através de seu livro, apresenta a atual situação do sistema de ensino brasileiro. O autor mostra as falhas e utiliza métodos a serem utilizados na construção do conhecimento. Além disso, aborda a importância da pesquisa, argumentação, motivação e de questionar e ser questionado.
O presente livro está dividido em três capítulos. O primeiro está intitulado como “Estudar” e dividido em cinco itens. O objetivo do autor nesse capítulo é questionar a maneira no qual se estuda entre nós, onde não há na maioria das vezes pesquisa, elaboração, desconstrução, reconstrução e