Metodologia para estudo de caso
Curso: Tecnologia de Gestão da Informação
GESTÃO DE CONTROLE DE ACESSO AS INFORMAÇÕES NAS EMPRESAS
1 TEMA
Desde que a humanidade se formou como sociedade a informação passou a ser o ponto fundamental para a estruturação e evolução das sociedades, fossem elas políticas, religiosas ou econômicas.
Enquanto informações eram geradas, elas eram passadas conforme o interesse e a necessidade, sendo o ponto de controle maior a própria pessoa. Com a evolução da humanidade e a invenção da escrita, as informações começaram a ser documentadas chegando até os dias modernos, onde a informação pode estar disponível a qualquer um em qualquer lugar, bastando apenas que esta informação esteja disponível em uma rede e pessoas conectadas a esta mesma rede. Nesta evolução novas técnicas de divulgação das informações, surgiram novas necessidades para restringir o acesso as mesmas. Se antes da era da tecnologia da informação eram utilizados métodos de lacre de envelopes, restrição de acesso físico a documentos, após o surgimento das redes de computadores alguns controles foram ligeiramente modificados.
Se antes tínhamos envelopes lacrados transportados por empresas especializadas, hoje temos dados criptografados, assim com ao invés de uma sala de arquivos, no mundo atual as empresas se utilizam de servidores de arquivos.
É neste contexto se surgia em TI a necessidade de mecanismos para que todos os dados transmitidos e armazenados na rede sejam protegidos de invasores e restringidos para acessos internos.
1.1 TEMA ESPECÍFICO
Diante desta realidade, este trabalho enfocará “A Gestão de Controle de Acesso ás Informações nas Empresas”. Estudo de Caso.
1.2 JUSTIFICATIVA
A concorrência cada vez maior entre as empresas traz a necessidade de que informações estratégicas sejam protegidas. Junto a isso, conforme a empresa se expande os tipos de informações tornam-se diversificados e muitas vezes