Metodologia para abordagem de projetos para espaços culturais
1 LUIZA BROETTO, 2 RICHARD HUGH BENTE
1Discente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIPAR - Campus de Francisco Beltrão/PR
2 Professor Titular da UNIPAR – Doutorado em Arquitetura e Urbanismo
Introdução: Os espaços destinados às atividades culturais são espaços de uma qualidade específica, configurados de modo a agregar a comunidade, qualificar simbolicamente o tecido urbano, agregar valorizar aos elementos construídos do ponto de vista imobiliário e transformar ou consolidar os valores culturais de uma sociedade.
Objetivo: Diagnosticar as características sócio-espaciais das principais festas e eventos culturais das comunidaes urbanas e rurais do município de Franscisco Beltrão, de modo a evidenciar os parâmetros culturais fundamentais que configuram os espaços específicos e as localidades como um todo. Deste modo, criar um arcabouço conceitual para o desenvolvimento de metodologias para a consfiguração, o projeto e construção dos espaços que consolidam ou agregam os valores culturais.
Metodologia: Foi realizado um levantamento bibliográfico através de livros, teses e artigos referentes ao tema da qualificação dos espaços urbanos através da presença de espaços culturais. Após isto, consolidadas as bases de dados secundários, foram mapeadas as principais festas comunitárias do município e identificadas as suas características sócio-espaço-culturais.
Discussão: Muitas experiências internacionais no projeto e construção dos espaços destinados a eventos culturais ao longo das últimas décadas mundo afora produziram transformações sócio-espaciais de grande impacto. As iniciativas dos Instituto Georges Pompideau, o Guggenheim de Bilbao e enventos efêmeros e temporários de vários tipos, também esportivos, mas principalmentes culturais, produziram uma revolução do ponto de vista da reconfiguração do tecido urbano, a reintegração de áreas, bairros e até cidades degradadas. Estas experiências trouxeram