Metodologia Objeto, significado e significante
Programa de Graduação em Relações Internacionais
Alice Paiva da Matta
Aline Mayumi Silva Oshiro
Julia Oliveira Pellegrin
TRABALHO DE METODOLOGIA II ACERCA DO CONFLITO NAS MALVINAS
Belo Horizonte
2014
Selecione uma situação qualquer da política internacional e. seguindo a lógica da produção sígnica, apresente, justificando e explicando cada decisão:
- qual é o objeto (ou referente)
- qual é o interpretante (ou significado
- qual é o representamen (ou significante)
A situação Internacional escolhida, utilizando-se do triângulo semiótico para compreensão, foi o conflito das Malvinas, abrangendo a Guerra das Malvinas em 1962 e o contexto atual. Essa Guerra anglo-argentina consistiu na invasão de tropas argentinas nas Ilhas Malvinas, pois, apesar de pertencerem ao Reino Unidos desde 1833, a Argentina vê-se como herdeira dos espanhóis, sendo a dona legítima das Malvinas. Por outro lado, os britânicos ocupam as Ilhas há mais de um século, sendo, nessa época, a invasão argentina uma afronta e uma oportunidade, ao mesmo tempo, de Margareth Tatcher reacender sua popularidade. Paralelo a isso, o governo da Argentina era ditatorial, e passava por uma grave crise econômica e consequentemente de popularidade, e viu nas Malvinas uma oportunidade de aquecer o sentimento de nacionalismo da população, consagrando a ditadura por mais tempo.
Dessa maneira, as Ilhas Malvinas seriam o objeto ou referente no conflito que, de acordo com Onofre Santos (p. 06), pode ser compreendido por uma materialização dos objetos de desejo de um indivíduo, construido por ele através de associações entre os signos. Para efetivar esses desejos, o indivíduo conceberá meios, estratégias, cursos e alternativas de ação.
As características das Malvinas, ou seja, podem ser vistas, sob o ponto de vista metodológico, como o significante, ou seja a face visível na estrutura tríadica (Santos p.08) e,