Metodologia na gestao do conhecimento
O mercado de negócios atual é imprevisível e sujeito a mudanças constantes e rápidas.
Esse mercado obriga as organizações a tomarem decisões rápidas e precisas quanto às suas ações, portanto, necessitando um aumento da “inteligência” dessas decisões.
Para que isso ocorra deve ser usado o Capital Intelectual (Conhecimento) existente na organização, que como todo capital, deve ser administrados de maneira correta. A Gestão do Conhecimento, portanto, ganha uma grande importância nas organizações de hoje. Para
OBJETIVO
Este documento tem por objetivo definir a Gestão do Conhecimento e como a Tecnologia da Informação pode contribuir nessa área.
Primeiramente será apresentada uma conceituação sobre o conhecimento, tanto no sentido geral, quanto no sentido de sua utilização nas organizações.
Os conceitos da Gestão do Conhecimento serão apresentados, procurando mostrar as formas comuns nas quais ela tem sido implantada e como a Tecnologia de Informação influencia essa administração.
GESTÃO DO CONHECIMENTO – VISÃO GERAL
O mercado de negócios apresenta cada vez mais um panorama imprevisível de mudanças constantes. As organizações que pretendem manter-se competitivas neste mercado, devem poder responder às necessidades de mercado muito rapidamente e com precisão.
As organizações possuem ferramentas tecnológicas para auxiliar nessas respostas, mas elas são ferramentas preparadas para situações pré-programadas, o que não ajuda nesse ambiente de mercado imprevisível.
A chave para a solução desse problema é aumentar a “inteligência” das decisões, ou seja, utilizar o conhecimento organizacional. Esse conhecimento é tratado como um capital, o
Capital Intelectual da organização e como qualquer outro capital deve ser administrado.
Gestão do Conhecimento é considerado, nos dias de hoje, um dos conceitos importantes para as organizações, pois elas estão começando a valorizar o capital intelectual.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do