metodologia kaizen
DISCIPLINA: ADM0770X – ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES II
PROFESSOR: DANIEL DIONISIO MARIN
SEMESTRE: 02/2014
Matheus Afonso Lazzarotto
Bento Gonçalves 10 de julho de 2014
Metodologia Kaizen
Kaizen em português “ mudança bom “ tem em seu significado a procura pela melhoria continua. Seu propósito sugere o aprimoramento diário e constante das situações, visando sempre o aumento da produtividade, bem como eliminar os processos desnecessários e desperdícios, tanto de tempo, quanto de itens de produção no ambiente de trabalho por exemplo.
O foco principal do Kaizen é humanizar as relações e com isso implementar sua produtividade, e seu conceito é de que, independente do cargo, todos deveriam admitir com sinceridade qualquer erro cometido ou falhas que existam em seu trabalho e tentar fazer melhor na próxima vez. Ao utilizar a metodologia Kaizen possuímos características especificas, como a utilização dos empregados nas sugestões de melhoria da empresa, a utilização de times de trabalho, tendo um pensamento voltado para os processos utilizando técnicas simples como ferramentas da qualidade, atacar a “causa raiz” dos problemas, tudo isso para construir a qualidade do produto de forma diferenciada e que satisfaçam os clientes.
Sua metodologia de trabalho seria a:
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA – Identificação das oportunidades de melhoria. Escolha do projeto e formação da equipe.
MEDIÇÃO – Mapeamento do processo, seleção dos indicadores e coleta de dados.
ANÁLISE DO PROCESSO ATUAL – Identificação e hierarquização das causas do problema.
MELHORIA – geração, seleção e implementação das ações de melhoria.
CONTROLE – Avaliação dos resultados e documentação do processo (padronização). Monitoramento para assegurar a manutenção e evolução das melhorias.
Os dez mandamentos da KAIZEN são primeiramente dar ênfase ao cliente, depois promover aprimoramentos contínuos, reconhecer os problemas