Metodologia etnometodologia
O trabalho aqui proposto visa fazer uma pesquisa social buscando avaliar um comportamento entre uma empresa e seus clientes. A empresa é a Dafiti e os clientes são aqueles que se utilizam do site de compras on line dessa empresa. O campo de ação estudado será este relacionamento ocorrido entre essas duas partes, e como cada uma tira suas vantagens e desvantagens dessa interação na rede social Facebook.
Para tanto buscaremos caminhos que nos permitirão avaliar e entender essa nova plataforma de interação. Edna Lúcia Silva diz: “A Metodologia tem como função mostrar a você como andar no ‘caminho das pedras’ da pesquisa, ajudá-lo a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo”. Sobre esta ótica de significância sobre o que é metodologia procuraremos, de fato, andar neste caminho das pedras, muitos deles já percorridos por muitos pesquisadores antes de nós que já desenvolveram suas pesquisas e encontraram respostas ás suas indagações.
LUDKE e ANDRÉ (1986) na obra Pesquisa em educação: abordagens qualitativas, diz que “para realizar uma pesquisa é preciso promover um confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele. Trata-se de construir uma porção do saber. Esse conhecimento é não só fruto da curiosidade, da inquietação, da inteligência e da atividade investigativa do pesquisador, mas também da continuação do que foi elaborado e sistematizado pelos que já trabalharam o assunto anteriormente”.
Mas este conhecimento teórico acumulado ao longo dos tempos podem abrir espaço para que outros caminhos metodológicos possam também serem reinventados quantas vezes forem necessárias, desde que regras de conduta sejam mantidas. Por isso, procuraremos seguir o pré-estabelecido, mas também lançar o nosso próprio olhar de curiosidade e indagação para o fim de obtermos respostas as nossas perguntas e hipóteses.