Metodologia em Estética
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SÃO PAULO –
UNIDADE PAULÍNIA – SP.
FACP
METODOLOGIA DE PESQUISA:
ESTÉTICA E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Profª SANDRA JÚLIA GONÇALVES ALBERGARIA
2
INTRODUÇÃO
Num primeiro momento as orientações e normas presentes neste manual visam padronizar a formatação dos Trabalhos Acadêmicos e Monografias desenvolvidas buscando adequar as orientações da ABNT às necessidades do corpo discente desta Instituição. Num segundo momento este Material oferece de forma objetiva, as orientações necessárias para que não só o resultado como todo processo de construção de trabalhos seja rigoroso e estruturado a partir de critérios comuns e acadêmicos. Por outro lado será possível encontrar neste trabalho orientações para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa, elemento imprescindível para posterior desenvolvimento da Monografia ou para qualquer trabalho acadêmico. No que se refere a construção de um trabalho é possível encontrar nestas páginas toda seqüência para sua montagem desde a construção das páginas iniciais, elaboração das referências bibliográficas e outros itens fundamentais.
Por constituir-se um manual este limita-se humildemente as questões cruciais da formatação de trabalhos acadêmicos não abrangendo certamente todas as questões que podem surgir na dinâmica contemporânea de uma pesquisa.
•
Projeto de pesquisa
“Projetar é lançar luz sobre um caminho que vai ser percorrido e exige todo um preparo”.
A pesquisa faz parte da vida acadêmica. Supõe-se que ela seja precedida por um projeto. É por meio dele que toda uma caminhada se estrutura passo a passo. Muitas vezes, mesmo com o projeto bem construído, o resultado não é o melhor. Porém sem ele, a probabilidade de sucesso é mínima.
3
No caso específico de um projeto de pesquisa científica, todo um rigor deve ser observado, em cada etapa. Encontramos diferentes orientações para a elaboração de um projeto. Porém, alguns pontos podem ser apontados como