Metodologia do transfert Educação fisica
Disciplina: Pedagogia do Esporte
Professor: Julio Couto
Academico: Éderson Oliveira Ronyerisson Fernando
O Transfert Autor: Claude Bayer
Texto
Resumo
Introdução
Embora o texto seja de 1994, nos dias atuais ainda temos a mesma discussão será que o aluno aprende o movimento fazendo-o apenas o movimento? Ou será que o aluno aprende determinado movimento utilizando outras formas, é isso que o texto m questão vem nos trazer.
1. Tentativa de Definição As definições de transfert são variadas de autor para autor, porém, de alguma forma elas se cruzam, os autores levantam a questão de um determinado aprendizado em uma modalidade, e esse aprendizado ser usado em outra modalidade onde facilita o aprendizado, pois o aluno já tem certa bagagem.
2. Origens O transfert representa um termo criado por James Sully, que constitui um processo graças ao qual há uma transferência de um estado afetivo, de um objeto para outro.
3. As diferentes teorias do transfert da aprendizagem
A) Teoria Associacionista Historicamente os teóricos tentaram evidenciar um conjunto de comportamentos e exercícios adaptados a outra situação. Exercícios preparatórios da ginástica de método sueco, usando movimento, relaxamento e ao movimento lançado, exercício analítico (anos 50).
Le-Boulch: “exercícios chaves” mais geral, que levavam à aquisição do automatismo;
Justin Teissiê: definir exercícios mais suscetíveis de efeito geral; abordagens apoiadas numa analise biomecânica abstrata;
Marey: insuficiência do olho humano para observar tudo.
B) Teoria Globalista. Consiste em um ensinamento onde cada aluno usará sua capacidade para resolver um determinado problema, uma determinada situação de jogo. Cada lugar tem suas peculiaridades sendo assim em cada lugar o mesmo problema será resolvido de uma diferente forma, isso acontece em situações de jogo onde um