Metodologia do trabalho
1.1 Dados sobre o autor
Roberto Lyra Filho foi um grande professor de direito. Ele viveu entre 1927-1986. Formou-se bacharel em 1949, conquistou seu doutorado em 1966, especializando-se em Criminologia e Direito Criminal. “Foi Membro da OAB, da Sociedade Brasileira de Filosofia, da Associaçao dos Sociologos, presidente do Conselho Superior do Instituto de Criminologia, conselheiro de redação dos Cuadernos de Filosofia del Derecho (Espanha) e do Direito & Avesso.” (LYRA FILHO, 1999).
Lecionava direito criminal; fez escola na sua especialidade, criando a Criminologia Dialética, reconhecida internacionalmente. Como escritor, sob o pseudônimo de Noel Delamare, produziu criticas literárias, ensaios e poemas. Tradutor, foi membro da Associação Brasileira dos Tradutores. Entretanto foi professor titular de Filosofia e Sociologia Juridica da Universidade de Brasilia (UnB). (ROBERTO Lyra Filho, 2012).
1.2 Busca de esclarecimentos
Roberto Lyra Filho iniciou, em 1950, sua carreira na Faculdade de Direito do Rio, onde lecionava Direito Penal. Em 1962, abandonou a advocacia para se dedicar exclusivamente à carreira acadêmica. E também foi examinador da Universidade de São Paulo para concursos de livre-docência e titularidade.
1.2.1 Direito e Lei
Marilena Chauí (p. 8)
Marilene Chauí nasceu em São Paulo no dia 4 setembro de 1941. Foi umas das grandes filosofas da literatura brasileira e ex-secretária Municipal de Cultura de São Paulo. Elaborou uma tese de livre-docência. E foi recorde de vendas com o sua obra, O que é ideologia.
“Marilena é Presidente da Associação Nacional de Estudos Filosóficos do século XVII, Doutora Honoris Causa pela Universidade de Paris VIII e Doutora Honoris Causa pela Universidad Nacional de Córdoba, da Argentina.” (MARILENA Chauí, 2012).
Jurista húngaro Zoltán Péteri (p. 8)
Zoltán Péteri foi