Metodologia do trabalho científico
Trabalho apresentado a disciplina INICIAÇÃO A CIENCIA E PESQUISA, como requisito para a nota parcial da avaliação referente a METEP
Segundo Antônio Joaquim Severino, autor do texto Metodologia do Trabalho Científico, a aprendizagem no ensino superior vai depender muito do aluno e da sua responsabilidade em executar todos os deveres acadêmicos. Para essa nova etapa da vida o aluno precisa se reorganizar, pois no ensino superior o modo de estudo e de assimilação de conteúdo deve ser diferente, é preciso ter em mente que só depende do aluno e dos seus instrumentos de estudo.
Uma biblioteca particular é essencial quando iniciamos a vida na universidade, revistas também são muito importantes, isso sem contar com a internet. Depois todo esse material irá servir como base para complementar ou corrigir idéias adquiridas.
Ao assistir a uma palestra, aula, seminário ou debate, o universitário deve fazer anotações das idéias principais e retomá-las em casa, e se alguma idéia ficar incompleta será a hora de utilizar a biblioteca pessoal, assim fica mais fácil assimilar o conteúdo, e o processo é feito de maneira inteligente e não mecânica como acontece muitas vezes no ensino médio.
Para esse método funcionar melhor é preciso organizar também os horários e o tempo de estudo, e com certeza cumpri-los corretamente. O recomendado é revisar a matéria ou preparar aulas de cada disciplina mais próximo possível de suas aulas. É preciso também rever essas aulas, e corrigir usando os instrumentos necessários para finalmente passar para as fichas de documentação. O objetivo não é decorar, e sim compreender as anotações. Seguindo todo esse processo, o trabalho é mais eficiente, produtivo e até mais agradável.
Justificativa: De acordo com o texto o método de estudo é