Metodologia do trabalho academico
Pesquisar e o ato de indagar, investigar, fazer buscam a respeito de um determinado assunto ou situação. Pesquisa e definida como atividade voltada para solução de problemas através do emprego de processo científicos.
Pesquisador e quem faz investigação, e desenvolve uma busca organizada e executada dentro de parâmetros científicos.características de um pesquisador;curioso e criativo integro intelectualmente ,sensível socialmente,humilde e tem atitude auto-corretiva e também perseverante,paciente e confiante na experiência.
E necessário que o pesquisador tenha atitude cientifica, isto e,espírito cientifico.O espírito cientifico e,antes de mais nada,uma atitude ou disposição subjetiva do pesquisador que busca soluções serias,com métodos adequados,para o problema que enfrenta.Esse espírito cientifico,na pratica,se traduz por uma mente critica objetiva e racional.
1.2.1consciência critica: A consciência critica é uma forma de relação com o mundo que busca compreendê-lo de modo concreto, analisando na base e não pelas aparências. O individuo que possui consciência critica não aceita as interpretações subjetivas, fantasiosas, enganosas, místicas e outras formas ilusórias de encobrir a realidade. Ele busca constantemente as causas dos fatos observando, ele se interessa pelos “porquês” mais profundos e reais.
A consciência critica observa, experimenta, problematiza e critica os fatos. Pensar de modo critica é, então, derrubar as mentiras, as falsas imagens, as suposições levianas as crenças alienantes, as ideias preconceituosas, para poder estabelecer a razão, as causas e o sentido das coisas.
1.2.2consciência objetiva: consciência objetiva rompe com as posições subjetivas pessoais e mal fundamentadas do conhecimento popular.a objetividade e a condição básica para a ciência,isto significa ,que o que vale não e o que o pesquisador imagina ou pensa,mas sim o que realmente e. E por fim o espírito cientifica tem ação racional, a razão