METODOLOGIA DO TRABALHO ACADEMICO - REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
ARQUITETURA E URBANISMO – METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
BRASÍLIA
2013
Sumário
Introdução
A escolha do tema se deu pela importância de se pensar em formas de aproveitar os recursos da natureza sem denegrir o meio ambiente. Essa necessidade existe pelos danos causados pelo homem na natureza, que de alguma forma acaba demonstrando as consequências que esta exploração exacerbada do homem causa.
No mercado atual, em todas as áreas possíveis, existe o conceito de Sustentabilidade. Essa nova vertente surgiu e convence de forma clara com soluções que são eficazes e produzidas com materiais reutilizáveis, ou menos danosos à natureza, enfim, com uma política amigável com a natureza. Medidas como o aproveitamento de Minerais, como Petróleo e Carvão, de forma controlada, replantio de áreas verdes que são usadas para a produção de papel, por exemplo, são atitudes que convencem o consumidor, o cliente, o cidadão, o indivíduo de que esta Sustentabilidade realmente é uma boa alternativa para se garantir uma conservação da natureza e seus meios para as gerações futuras.
Vistas essas questões sobre a Sustentabilidade no cenário atual, decidiu-se pesquisar sobre a real eficácia e viabilidade de se aderir a esta Sustentabilidade. Apesar de ter uma intenção benéfica, para se adquirir produtos que são a favor da sustentabilidade, no caso da Arquitetura, ainda existe um alto custo para a compra dos mesmos. São produtos como Placas absorventes de Energia Solar, que visam aproveitar e armazenar a energia do sol, para evitar o uso do Chuveiro Quente no banho, por exemplo, mas que são placas de um custo elevado, e que para se economizar na energia, se gasta muito para se adquirir estas placas e conseguir assim, uma determinada economia.
Com esta curiosidade, da real viabilidade desta Sustentabilidade, focada no Campo da Arquitetura, este trabalho