Metodologia do Ensino de ci ncias Angoti
585 palavras
3 páginas
A metodologia do ensino de ciências proposta porDELIZOICOV e ANGOTTI (2000, p.52-55) fornece elementos para uma relação dialógica entre professor e alunos e para um trabalho interdisciplinar. Consiste de três momentos pedagógicos:
problematização inicial
organização do conhecimento
aplicação do conhecimento
1
Estes momentos colaboram para a superação das dificuldades apresentadas em relação ao ensino de ciências como:
trabalhar com conteúdos significativos e do universo dos alunos; reconhece e considera a existência de conhecimentos prévios nos alunos;
propicia uma interação entre professor e aluno que implica em um diálogo e colabora para a construção de novas estruturas mentais dos alunos.
É uma metodologia coerente tanto com o referencial construtivista, quanto em desenvolver uma prática pedagógica centrada em projetos de trabalho.
2
JEAN PIAGET
Estágios do desenvolvimento cognitivo Infantil
• Fase 1: “Sensório – Motor”. 0 a 2
• Fase 2: “Pré - Operatório”. 2 a 7
• Fase 3: “Operatório Concreto”. 7 a 11
• Fase 4: “Operatório formal”. 11 a 12 em diante
3
O UNIVERSO E A LÓGICA INFANTIS
A etapa do desenvolvimento entre 0 à 6 anos, passa por momentos específicos. A imaturidade cognitiva leva a muitas idéias ilógicas acerca do mundo.
EGOCENTRISMO: (1ª infância 0 a 3) momento em que a criança não se diferencia bem do seu meio. Seu único referencial é ela mesma. Não consegue sair de si mesma.
Não consegue ter conhecimento objetivo.
SINCRETISMO: (2ª infância 3 a 6) momento onde a criança combina a realidade e o faz de conta. É o realismo infantil, singular. “Mamãe desliga a chuva” Como se fosse chuveiro
4
Como as crianças vêem e sentem o mundo?
Como
elas representam? o
Qual o papel da escola para a passagem deste conhecimento particular e singular, para um conhecimento universal e científico?
5
O UNIVERSO E A LÓGICA INFANTIS
A escola tem como uma de suas funções contribuir para que a criança supere estas fases. Fazendo com que a criança se