Metodologia do ensino de calculo diferencial e integral
MODALIDADE EAD
MATEMÁTICA
Projeto de Prática
METODOLOGIA DO ENSINO De calculo diferencial e integral
Professora: Juliana Brassolatti Gonçalves
Nome: Amarildo Sanchez – RA 1057509
Turma: R2 Matemática
Pólo: São Paulo
4º Bimestre de 2010
1ª etapa – PCN de Matematica
O ensino de elementos de Cálculo nas escolas de Ensino médio ainda levará certo tempo para se consolidar nos currículos escolares de Matemática do Ensino médio. Se por um lado os dados obtidos nos revelam que a grande maioria dos professores concorda que o ensino de elementos de Cálculo seria importante para o aluno do Ensino médio, por outro lado relatam e identificam alguns impedimentos que contribuiriam para a não aceitação do ensino do Cálculo no Ensino médio por parte dos professores de Matemática.
As razões, segundo os professores de Matemática do Ensino médio, para não ensinar Cálculo no Ensino médio são múltiplas, mas podemos apontar duas delas como principais, a primeira seria a falta de qualificação dos professores de Matemática para ensinar esse assunto e a segunda o baixo nível de conhecimento matemático que dispõe o aluno quando chega ao Ensino médio.
Embora a maioria dos professores de Matemática do Ensino médio, considere que seus cursos superiores lhes forneceram uma boa formação acadêmica os dados revelam divergência de opiniões quando perguntados sobre a adequação dos conteúdos ensinados nos cursos de Licenciatura em Matemática e a realidade enfrentada pelos professores em sala de aula, demonstrando um aparente desarmonia entre a formação docente e a prática docente.
A forma como os professores de Matemática do Ensino médio encaram o Ensino do Cálculo nesse nível de ensino guarda uma relação direta com a forma como essa disciplina lhes foi ensinada nos cursos superiores de Licenciaturas em Matemática, demonstra que a metodologia