metodologia delimitação do tema
MONOGRAFIA:
O próprio nome do trabalho cientifico já designa o limite da investigação: monografia (mono = único). Isto é, O trabalho monográfico deve ter por objeto um único assunto ou tema.
A escolha do tema – fator determinante na carreira do pesquisador
1. Primeira questão que surge é se o tema foi sugerido pelo professor orientador ou se encontra previamente delimitado pelo curso.
Ex: Nosso caso, o tema deve ser delimitado e vinculado aos Direitos da Personalidade.
2. Saber se o tema escolhido servirá de base a uma futura tese de caráter complementar (doutorado) ou não.
Se houver dependência o pesquisador deverá ter cautela na escolha do tema, pois será objeto de aprofundamento.
Se não houver dependência, maior liberdade de ação são garantidas para o autor.
“Exemplificando, se a preocupação inicial de um pesquisador se voltou à questão multinacional e ai pretende ele analisar e esgotar as considerações de ordem jurídica concernentes à problemática, em termos de legislação nacional, será perfeitamente válido e eficaz que num primeiro momento de investigação (em sede de mestrado, por exemplo), todo esforço seja despendido no sentido de captar, estudar, interpretar e analisar o fenômeno multinacional, da forma mais ampla e genérica”
Eduardo de Oliveira Leite, Monografia Jurídica, pág. 144
De posse desse material informativo, estando o pesquisador documentado e habituado ao ambiente multinacional, aumentaria as chances para a apresentação de uma tese doutoral, vez que através de uma questão levantada surgem novos problemas capazes de produzir novos conhecimentos. Ainda: “O aluno ao fazer a escolha do tema jurídico, deverá levar em consideração alguns aspectos a saber: curiosidade (interesse); anotações feitas em sala de aula durante a realização das disciplinas já cursadas; leituras e trabalhos extracurriculares; participações em seminários, conferências, congressos, entrevistas com