Metodologia de precificação de produtos agrícolas
1. INTRODUÇÃO
Este projeto tem por finalidade diferenciar os vários métodos utilizados pelas empresas para a formação do preço de venda de produtos agrícolas, baseado em programas utilizados pelos estabelecimentos envolvidos na pesquisa. O mesmo destacará ao longo do desenvolvimento, como se utilizam os processos e quais são os principais métodos de precificação para garantir o desenvolvimento financeiro das empresas, ou até mesmo na falha ou ausência dessa ferramenta, os prejuízos e desfalques que podem trazer financeiramente a uma organização.
4
2. FORMAÇÃO DE PREÇOS
Para muitas pessoas o processo de precificação não passa da soma de custos e mais uma margem de lucro, porém ele é bem mais complexo, e para que haja satisfação, na lucratividade da empresa é necessário analisar alguns princípios de formação de preço, lembrando que se houverem erros pode trazer sérios problemas á longo prazo. A seguir estão os princípios geralmente utilizados, para que se obtenha uma lucratividade verdadeira.
2.1 Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços
Que são os custos diretos aquele realizado integralmente a determinado produto, ou seja, o valor de produção e todos os produtos que foram utilizados na formação de apenas um produto, a seguir também existem os custos variáveis, que se dá em casos onde a organização tem fabrica mais de um produto, e o mesmo pede ser considerado o mais difícil pois sempre há uma determinada margem de erros, o mais correto é estabelecer um método que seja aplicável as características principais da empresa.
2.2 Volume de produção para cálculo do custo unitário
É preciso levar em consideração o número de produtos a serem produzidos e calcular com base no rateio de custos o valor unitário, e a variação do preço, conforme a quantidade produzida.
5
2.3 Tributação
Na tributação que também compõe o custo dos produtos, o que é analisado são os impostos incidentes sobre o resultado da empresa, que são, por