Metodologia de pesquisa
Quatro diferentes tipos de conhecimento: senso comum, teológico, filosófico e científico
Senso Comum: Quando somos ainda crianças, aprendemos várias coisas de muita importância. Esses conhecimentos, geralmente, é passada de geração a geração é conhecido como senso comum. São informações que aprendemos sem nos dar conta e sem querermos e sem nenhuma comprovação cientifica a respeito. O senso comum que adquirimos é através dos costumes, hábitos, tradições e tudo aquilo que se necessita a viver. Alguns exemplos de Senso Comum:
Chá de boldo cura problemas no fígado
Chá de camomila acalma
Esfregar uma aliança de ouro até esquentar e por em cima do “ter-sol” acaba com ele.
Conhecimento teológico (religioso): Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. Alguns exemplos:
Acreditar em Duende;
Acreditar em reencarnação;
Acreditar em espírito etc.
Conhecimento filosófico: Trabalha com ideias, relações conceptuais coerentes não redutíveis a realidade materiais. Procura compreender a realidade em seu contexto universal. Propõe fornecer conteúdos reflexivos e lógicos de mudança e transformação da realidade. Indaga sobre o homem e as coisas da vida. É um conhecimento racional, sistemático, geral e crítico. Alguns exemplos:
Qual o sentido do homem e da vida?
Há liberdade?
O homem será dominado pela técnica?
A máquina substituirá o homem?
Conhecimento científico: É a necessidade do ser humano querer saber como as coisas funcionam ao invés de apenas aceitá-las passivamente. O homem começou a entender o porquê de vários fenômenos naturais e com isso vir a intervir cada vez mais nos acontecimento ao nosso redor. O conhecimento cientifico se bem usado é muito útil para humanidade, porém se usado incorretamente pode vir a gerar enormes catástrofes para o ser humano e tudo mais ao seu redor.
Descoberta de