Metodologia de Pesquisa
PROGRAMA DE ESTUDOS PÓS-GRADUADOS EM ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: Metodologia Aplicada à Administração
São Paulo, 07 de Abril de 2014
LIVRO: QUIVY, R. & CAMPENHOUDT, L.V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2ª ed., 1998.
RESUMO DA SÉTIMA ETAPA – AS CONCLUSÕES:
OBJETIVOS
Os leitores costumam ler primeiro essa etapa, a conclusão, para verificar de fato o interesse pela leitura completa da investigação. Por esse motivo a grande importância de elaborar cuidados e detalhadamente.
A conclusão compreende geralmente três partes: retrospectiva das grandes linhas do procedimento; apresentação dos contributos para o conhecimento originados pelo trabalho; considerações de ordem prática.
1) RETROSPECTIVA DAS GRANDES LINHAS DOS PROCEDIMENTO
Aqui a pergunta de partida é apresentada na sua formulação final, as principais características do modelo de análise, as hipóteses de partida, o campo de observação, os métodos utilizados e a comparação entre os resultados esperados e os obtidos;
2) NOVOS CONTRIBUTOS PARA OS CONHECIMENTOS
Nessa parte demontra quais os novos contributos que a investigação apresenta para conhecer melhor, se familiarizar mais com o objeto estudado. Apresenta quais as novas perspectivas teóricas sob o olhar do investigador para a problemática escolhida. O próprio investigador pode avaliar se é pertinente a problemática investigada, bem como a operacionalização do modelo de análise por ele usado para então formular uma nova perspectiva teórica.
3) PERSPECTIVAS PRÁTICAS
Raramente as conclusões de uma investigação resultam em aplicações práticas e indiscutíveis. Entre a análise e a decisão prática não é possível contornar a questão do juízo moral e da responsabilidade. Não se pode impor.
“Quando o trabalho de um investigador contribui para enriquecer e aprofundar as problemáticas e os modelos de análise, não é apenas o conhecimento de um objeto preciso que