Metodologia de Pesquisa
Chama-se de elementos pré-textuais aqueles que precedem o texto dos trabalho acadêmicos, auxiliando sua apresentação, de acordo com padrões pré estabelecidos.
Os elementos pré-textuais precisam ser considerados em suas duas dimensões, uma que diz respeito à estética do trabalho e outra que se refere à divisão estrutural das partes do mesmo trabalho.
1. Aspectos gráficos do trabalho acadêmico
1. Papel
2. Impressão do texto
3. Formatação do texto
4. Numeração
5. Títulos, subtítulos, divisões e parágrafos
2. Estrutura do trabalho acadêmico
1. Capa
2. Folha de Rosto
3. Ficha Catalográfica
4. Folha de Examinador
5. Folha de Dedicatória
6. Folha de Agradecimentos
7. Folha de Apresentação
8. Resumo
9. Abstract
10. Sumário
11. Referência bibliográfica
12. Anexos
Elementos Textuais
Os elementos textuais do artigo científico são materializados pela introdução, desenvolvimento e considerações finais, consideravelmente importantes e essenciais.
A começar pela introdução, certifiquemo-nos do que postula a ABNT NBR 14724 (2005, p. 6): “É a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho”.
O desenvolvimento, por sua vez, é considerado pela ABNT NBR 14724 (2005, p. 6) como “a parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto”. Dessa forma, como anteriormente afirmado, por meio do desenvolvimento você revelará suas ideias, opiniões, sendo elas associadas às de outras pessoas reconhecidas pela comunidade científica. Dados esses aspectos, tal parte se destaca dentre as demais no quesito extensão.
Por fim, têm-se as considerações finais, que, como bem retrata o próprio nome, revelam as respostas obtidas por meio do trabalho, os “frutos” colhidos mediante a pesquisa. Antes, porém, vejamos o que revelam as palavras de Fachin (2003, p. 165): “Deve ser breve, clara, objetiva, apresentar visão