Metodologia de pesquisa atuarial
INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
FACULDADE DE CIÊNCIAS ATUARIAIS
MICROSSEGURO, A MACROPROTEÇÃO SOCIAL
Projeto final apresentado a banca examinadora da UERJ/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em _______, sob a orientação do Professor (a) _________.
RIO DE JANEIRO
2011
MICROSSEGURO, A MACROPROTEÇÃO SOCIAL
Monografia submetida ao corpo docente do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Atuariais.
Banca Examinadora:
Profª: ____________________________________
Profª: ____________________________________
__________________________________________
Rio de Janeiro, ___ de _____ de 2011.
RESUMO
O microsseguro não é um ramo ou uma modalidade de seguro, é um pilar fundamental da prestação de serviços de microfinanças. O microsseguro tem sido discutido por parte das autoridades governamentais e pela iniciativa privada. Sua regulamentação no Brasil poderá significar um instrumento bastante poderoso para erradicação das linhas mais baixas de pobreza (já que o público-alvo dos microsseguros é a população de baixa renda). Por estarem direcionados a uma população menos favorecida economicamente e, freqüentemente, de baixo nível de escolaridade, os produtos devem ter preços acessíveis e atender às necessidades peculiares dos segurados no que se refere às coberturas, ao formato e à simplicidade de procedimentos. Essa visão pode ser mais abrangente se em sua essência o microsseguro assumir a característica de macroproteção social, com o objetivo não só de ajudar a proteger as camadas mais necessitadas da população, mas também levar a toda sociedade e ao país melhores perspectivas para um crescimento sócio-econômico equilibrado. Mesmo com a relevância desse