Metodologia de investigaçao
Realizado por:
Introdução
A memória pode ser definida como a capacidade de armazenar informação, mas a memória é também a capacidade de aquisição ou receção, de armazenagem ou retenção e de recuperação de informação.
A aquisição de informação dá se através do reconhecimento da informação por breves segundos através dos sentidos, esta capacidade permite a identificação e categorização da informação mas não permite o armazenamento que só é possível ao fim de alguns minutos. O que nos leva a memoria a curto prazo , a memória a curto prazo utiliza a memoria sensorial já referida , ou seja a informação já adquirida e fixa a dependendo que algumas variáveis como a frequência da ocorrência das palavras, a categorização e o comprimento das palavras. A recuperação da informação associasse as recordações.
Uma das limitações da memória é a capacidade de armazenamento de informação, a nossa memória tem seletividade perante a informação dependendo da atenção que desperta no individuo, a quantidade de vezes que lhe é repetida a informação e o pré conhecimento de uma informação.
Outros fatores que influenciam a recuperação da informação através da recordação, é o tempo que passa entre a aquisição e a recordação e o preenchimento do tempo decorrido entre a apresentação dos estímulos e a recordação propriamente dita.
Nesta investigação focamos nos na categorização das palavras como variável na memoria a longo prazo sendo a hipótese a comprovar: A memoria a curto prazo é influenciada pela categorização das palavras.
Método:
Amostra
A amostra era constituída por 29 pessoas, 7 do sexo masculino e 22 do sexo feminino. Eram alunos do primeiro ano do curso de Psicologia da Universidade Portucalense, na cidade do Porto.
Instrumento
Os instrumentos utilizados foram duas folhas constituídas por uma lista de 24 palavras cada um, variando apenas a ordem sendo uma aleatória e outra categórica.
Procedimento
Os alunos foram dispostos na